Brasília – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) aumentou a base de alunos que receberam publicações didáticas, periódicos, dicionários e livros, em 2006. Segundo o Ministério da Educação, o número de beneficiados cresceu mais de 7 milhões e os investimentos alcançaram R$ 543,8 milhões.
Parcerias e convênios firmados com secretarias estaduais e municipais de Educação permitiram que os livros chegassem às escolas. Os responsáveis pela distribuição são os programas nacionais do Livro Didático (PNLD), do Livro Didático para o Ensino Médio (Pnlem) e Biblioteca da Escola (PNBE). Para o próximo ano letivo, já foram distribuídos cerca de 120 milhões de livros.
Em 2006 foram distribuídos livros de matemática e português para todas as escolas públicas do país. Foram 12,5 milhões de exemplares e mais 1,9 milhão de livros para reposição, com investimentos de R$ 143,8 milhões. Em 2007, os estudantes do ensino médio receberão também livros de biologia. Para 2008, está prevista a entrega de livros de física e química e, em 2009, de história e geografia.