O Enade, exame que substitui o Provão, será aplicado pela primeira vez e prestado por 95 mil 766 alunos que estão ingressando na faculdade e 59 mil 888 estudantes em fase de conclusão do curso superior, escolhidos por amostragem. As áreas avaliadas são: agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.
Segundo o MEC, a área com maior número de participantes é educação física, com 32 mil 682, seguida de fisioterapia, com 23 mil 924. Entre os estados, São Paulo é o que possui o maior número de estudantes que farão o Enade, com 43 mil 857. Roraima tem o menor número, com apenas 232 estudantes.
O Enade é uma das etapas do novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O novo sistema prevê ainda uma auto-avaliação da instituição, avaliações externas gerais e a avaliação específica dos cursos de graduação.
Os locais em que os estudantes farão provas estão disponíveis na internet, no endereço www.inep.gov.br. No dia do exame os estudantes devem chegar aos locais de prova com antecedência mínima de 45 minutos. É necessário levar a identidade oficial com foto, o cartão-resposta do questionário preenchido e caneta preta.
continua após a publicidade
continua após a publicidade