O Ministério da Educação (MEC) credenciou a Universidade Estadual de Maringá (UEM), pelo prazo de cinco anos, para ofertar cursos superiores à distância em níveis de graduação e pós-graduação no Paraná. A portaria nº 3.242, que aprova a medida, foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira e foi assinada pelo ministro Tarso Genro.
O consórcio EAD-PR-Noroeste, que tem a UEM como instituição nucleadora, foi classificado em terceiro lugar pelo edital do Ministério da Educação. O edital apóia cursos de formação de professores, na modalidade à distância, nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Química, Matemática e Pedagogia.
O projeto encaminhado pelo consórcio solicitava recursos para aquisição dos equipamentos necessários à implantação de um Núcleo de Educação a Distância compreendendo um estúdio de gravação para produção de vídeos, um estúdio de transmissão de teleconferências e sete estúdios de recepção de teleconferências.
Segundo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, boa parte dessa infra-estrutura poderá ser viabilizada com os recursos contemplados pelo edital do MEC. A intenção é montar estúdios de recepção em Diamante do Norte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Sarandi, Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama.
O consórcio é formado pela UEM, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) e pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa).