O Ministério da Educação divulgou um alerta aos alunos selecionados para o programa Universidade para Todos (ProUni) sobre tentativas de tirar dinheiro dos estudantes em nome do MEC e da União Nacional dos Estudantes. Uma aluna selecionada em Tocantins recebeu um email pedindo R$ 110, supostamente para compra de material.

continua após a publicidade

No alerta, colocado na página do ProUni na internet, o ministério adverte que não envia emails propondo a compra de material escolar ou livros e nem autorizou qualquer instituição a fazê-lo. A estudante de Tocantins chegou a pagar os R$ 110 e só descobriu o golpe quando ligou para o ministério para perguntar quando receberia o material.

A jovem, que fará o curso de curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Palmas, informou ao ministério que não chegou a desconfiar do golpe porque o email que recebeu continha informações suas prestadas ao MEC. O ministério fez uma investigação interna e garante que o sistema de dados não foi invadido por hackers. A outra possibilidade seria a de que o golpista tenha tido acesso aos dados através do número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, que todo candidato ao ProUni teve que prestar.

A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Até agora, no entanto, a única queixa sobre o caso foi a registrada pela estudante de Tocantins. O MEC informa que qualquer email com cobranças enviadas aos alunos do ProUni deve ser desconsiderado e o estudante deve informar o ministério pelo telefone 0800 616161.

continua após a publicidade