O novo controlador da rede McDonald’s na América Latina, Woods Staton, colombiano radicado na Argentina, disse que o Brasil poderia ter facilmente 50% a mais de restaurantes da rede. Staton disse, porém, que esse número ainda não passa de especulação, já que ainda está digerindo a recém-fechada compra da franquia de 1.600 restaurantes da rede americana. "Daqui a um mês eu saberei", disse. Hoje, há 540 restaurantes McDonald’s no Brasil.
Staton lidera o grupo de investidores – que inclui os fundos Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, Capital International e DLJ South American Partners – que comprou, por US$ 700 milhões, a franquia do McDonald’s na região. A Arcos Dourados, nome oficial da nova controladora da rede, prevê investir US$ 300 milhões na América Latina nos próximos três anos.
Sem especificar porcentagens, Staton afirmou que o Brasil será o destino de uma boa parte desses investimentos. Segundo ele, o mercado brasileiro possui um potencial fantástico. O plano de abertura de novos restaurantes ainda não está definido, mas Staton afirmou esperar que sejam entre 40 a 60 por ano, com ênfase no Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Staton chega hoje ao Brasil e fica no País durante o fim de semana para analisar os restaurantes e o mercado da rede. "A operação brasileira é fantástica no atendimento aos fregueses, amabilidade e velocidade", disse.