O mau tempo deu uma trégua nesta sexta-feira em algumas regiões de Minas Gerais. A Defesa Civil contabiliza 14 mortes, 57 feridos e 1.325 desabrigados em razão das chuvas no Estado –mesmo número da última quinta-feira.
O balanço da Defesa Civil, contudo, ainda não registrada os danos decorrentes do temporal que atingiu o município de Cataguases, na Zona da Mata.
O rio Pomba subiu seis metros e inundou o centro da cidade. Segundo a prefeitura, que decretou estado de emergência, cerca de 400 pessoas ficaram desabrigadas e quatro casas foram soterradas.
A chuva também isolou os cinco distritos da zona rural do município. A rodoviária, alagada, fechou durante todo o dia. Dois acessos para a cidade vizinha de Leopoldina ficaram prejudicados.
Em Laranjal, também na Zona da Mata, as chuvas da noite de quinta-feira isolaram distritos, impedindo o escoamento da produção da zona rural. As águas inundaram pelo menos 30 casas –quatro famílias ficaram desabrigadas.
O abastecimento de água em Bom Jesus do Galho, na região do rio Doce, foi feito nesta sexta-feira por quatro caminhões-pipa. Não havia previsão de restabelecimento do serviço.
Na madrugada dequinta-feira, o rio Sacramento inundou a estação de tratamento de água da cidade. “Foi a maior enchente dos últimos 50 anos”, disse o prefeito do município, padre Aníbal Borges (PT).
Em Matias Barbosa e Juiz de Fora, municípios da Zona da Mata atingidos por inundações nos últimos dias, o nível do rio Paraibuna começou a baixar. “Agora é reconstruir a cidade”, disse o prefeito de Matias Barbosa, Carlos Antônio de Castro (PP).
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o fim de semana em Minas Gerais é de tempo chuvoso no norte, leste e Vale do Jequitinhonha. Nas demais regiões, tempo parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas isoladas na região metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna