A Secretaria de Estado da Educação comunica que as inscrições e matrículas para o ensino profissionalizante nas escolas públicas do Estado iniciam no dia 18 e encerram no dia 21 de janeiro. Os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-419800 para esclarecer dúvidas.
Neste ano, em Curitiba, 21 colégios estaduais ofertarão cursos profissionalizantes tanto no ensino integrado ? ministrado junto com o ensino médio com duração de quatro anos ?, quanto no subsequente, ministrado após o ensino médio, com duração de até dois anos.
Segundo a chefe do Departamento de Ensino Profissionalizante, Sandra Garcia, o curso integrado possibilita uma formação mais consistente. "É o ensino médio mais enriquecido, pois assegura a formação básica e a qualificação para o trabalho", assegura.
Para Sandra, a retomada desta modalidade de ensino é um dos marcos da atual administração. "Estas vagas foram autorizadas em dezembro de 2004", explica. "Houve um acréscimo de aproximadamente 80% no número de estabelecimentos que oferecem profissionalização no ensino no Estado".
No caso do Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes, de Curitiba, a diretora, Vera Lúcia Benato, adianta que o colégio dispõe de 420 vagas para o ensino profissionalizante. "Temos vagas para o curso de Técnico em Administração nos três turnos, 150 vagas no período noturno, 150 no período da tarde e 120 no período da manhã", afirma.
Matrícula
Para fazer a matrícula, o aluno deverá comparecer no colégio com um responsável e deverá estar portando o Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, talão de luz da Copel, Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade.
Os cursos oferecidos em Curitiba são: Técnico em Administração, Eletromecânica Industrial, Química Industrial, Meio Ambiente, Secretariado, Informática, Comunicação e Artes, Edificações, Turismo e Formação de Docentes.