Caso os pais não fiquem satisfeitos com a escola designada para os filhos, não recebam a correspondência da secretaria ou não tenham feito o cadastramento, devem procurar os núcleos regionais da Educação (nas ruas da cidadania) entre os dias 12 e 22 de novembro.
A estimativa é de que sejam feitas cerca de 25 mil matrículas na pré-escola e 1.ª série, na rede pública ? 21 mil matrículas na rede municipal e outras 4 mil na estadual. Serão 7 mil novos alunos na 1.ª série e outros 16,5 mil na pré-escola.
As matrículas serão feitas de acordo com o cadastramento georreferenciado, realizado durante esse ano. Esse procedimento facilitou o atendimento e garantiu que as crianças freqüentem as escolas mais próximas de suas casas.
?Essa foi uma forma para garantirmos o que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê: que todas as crianças tenham acesso a escolas próximas de casa?, afirma o secretário municipal da Educação, Paulo Afonso Schmidt. ?Além disso, podemos planejar de forma mais adequada as ampliações e construções necessárias para receber os novos alunos na rede municipal.?
A rede municipal de ensino tem, hoje, 156 escolas, com 109 mil alunos. Anualmente, uma média de 27 mil crianças começam a freqüentar escolas municipais. De 1997 a 2002, o município construiu 98 salas de aula, que atenderam 6.900 alunos do ensino fundamental. A previsão para 2003 é que sejam construídas 20 novas salas de aula. Estas ampliações irão gerar 1.200 novas vagas.
Cadastramento georreferenciado ? Durante abril e agosto deste ano, as secretarias municipal e estadual da Educação realizaram um processo de cadastramento para garantir que todas as crianças em idade escolar pudessem ser matriculadas em escolas próximas de suas casas. Esse processo de georreferenciamento utilizou o número de inscrição da conta de luz como parâmetro para verificar a escola mais próxima daquela residência, ou a escola que os pais indicaram no cadastro.
O cadastramento foi feito em duas etapas: de abril a maio, os pais cadastraram as crianças nas escolas. E de julho a agosto fizeram pesquisas em áreas irregulares para verificar quantas crianças em idade escolar estavam fora da escola.
Nesta primeira etapa, foram feitos cerca de 19 mil cadastros de crianças que não tinham ingressado no Ensino Fundamental. Nas áreas de risco foram visitadas 55.623 famílias e feitos 8.806 cadastros. Neste total estão incluídas crianças que precisam retornar à escola e não apenas crianças que estão em idade para iniciar a vida escolar.
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