Mato Grosso bloqueia entrada de animais vindos do sul do Brasil

Cuiabá (24/10/2005) ? O Governo de Mato Grosso determinou o fechamento da fronteira na região Sul de Mato Grosso para evitar a entrada de animais vivos (bovinos, suínos, caprinos, ovinos) provenientes da Região Sul do Brasil. O rigor se deve à suspeita de novo de febre aftosa em Toledo e Londrina, no Paraná. O bloqueio envolve maior atenção do governo para a divisa com Mato Grosso do Sul e Goiás.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, a medida é um trabalho preventivo para garantir a sanidade das 26 milhões de cabeças de bovinos em Mato Grosso, o maior rebanho do Brasil ? o que vai necessitar de atenção redobrada de todos os agentes e instituições envolvidos no controle da doença.

?O bloqueio é necessário. Por determinação do governador, todos os postos e pontos de barreiras já estão avisados. Estamos deslocando equipes de reforços para as barreiras?, diz.

Segundo o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Décio Coutinho, equipes do organismo sanitário estão em alerta e já passaram o final de semana monitorando informações e ações preventivas.

?Temos várias entradas para o estado. Em função da nova suspeita de foco de febre aftosa no Paraná, nossas medidas de controle mudam?, explica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo