Vários balneários compõem o Município de Matinhos, entre eles encontram-se: Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Iparacaí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II, Flamingo, além da praia de Matinhos, situada na própria sede do município, com águas agitadas e pouco profundas e escassez de vegetação. A beira-mar localiza-se um mirante, construído sobre uma formação rochosa do qual se tem uma visão panorâmica do aglomerado urbano de Matinhos e de todas as praias e balneários do norte do município.
A praia de Caiobá pode ser dividida em praia Brava, localizada numa enseada, com águas agitadas e rasas e a praia Mansa, também em uma enseada, com águas calmas e rasas, em local de grande beleza cênica. Dela atinge-se a Prainha e a Ilha das Tartarugas.
Esses balneários de origem caiçara, colonizados por alemães, italianos e portugueses no período imperial, costumaram a ver sua população multiplicada aos milhares no verão. Sua vocação turística foi aprimorando a qualidade da culinária típica e multiplicando a variedade com excelentes opções de frutos do mar, massas e carnes.
A hospedagem é de qualidade com preços convidativos, as praias são diversificadas e agradam aos que gostam de agito em Caiobá, de privacidade na praia dos amores, de surf e esportes náuticos na Praia Brava ou Matinhos.
Os esportes radicais, tem bons picos para praticar trekking, escalada técnica e parapente nos morros do Boi e do Escalvado. Mas se a sua onda é mais light, vale também uma boa paquera no calçadão da Avenida Atlântica.
Morro do Escalvado
Também conhecido por Morro da Cruz ou da Margarida possui uma altura aproximada de 262 m e abundante vegetação que permite o desenvolvimento de trilhas ecológicas que levam ao seu cume. Dele, tem-se uma visão panorâmica das praias de Matinhos e Caiobá. O acesso ao Morro, é feito pela Rua da Fonte.
Estação Rodoviária
Praça São Pedro, s/n
Tel: (041) 453-1313