O Programa Estadual Resíduo Zero – Segmento da Pesca está sendo implantado em Matinhos, no litoral do Paraná, para fomentar a geração de renda e o desenvolvimento das famílias que dependem da atividade. Outra cidade do litoral paranaense que já trabalha com o programa desde 2004 é Pontal do Paraná.
Evildia A. Bassi, coodenadora-técnica do programa, afirma que a divulgação do Resíduo Zero, feita nos 399 municípios do estado, começa a mostrar os primeiros resultados. Em Pontal do Paraná, por exemplo, já se aproveita o resíduo da pesca para fazer farinha. ?Queremos desenvolver e fortalecer o setor pesqueiro através do aproveitamento de todas as partes do peixe e, assim, estaremos promovendo a melhoria das condições de vida das famílias que sobrevivem da pesca?, garante.
Uma verba de R$ 1.592.966,82 foi incluída no orçamento da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca da Presidência da República e será repassada aos 17 projetos elaborados por municípios do Paraná, para a compra de insumos, equipamentos, obras de infra-estrutura e capacitação dos técnicos envolvidos com esse segmento.
O secretário do Trabalho, padre Roque Zimmermann, explica que a Secretaria propõe alternativas para desenvolvimento e a sociedade as implanta conforme as necessidades específicas de cada local. ?Além de sugerir uma nova alternativa de trabalho e renda, o Resíduo Zero ainda colabora com a preservação da natureza quando diminui o que é descartado? afirma.
Outra finalidade do programa é apoiar e estruturar a formação de associações e cooperativas entre as famílias que vivem da atividade pesqueira. Colônias de pescadores, donos de pesque-pague, interessados em adubos orgânicos, ração animal, artesanato e pessoas da área alimentícia de todo o estado podem elaborar projetos para aproveitamento dos resíduos do peixe.
O Resíduo Zero ? Segmento da Pesca é gerenciado pela Secretaria do Trabalho em parceira com a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca da Presidência da República, Secretarias Estaduais da Agricultura, do Meio Ambiente, da Educação e da Saúde, além da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Serviço
Informações sobre o programa pelo telefone (41) 3883-2500, ou na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social em Curitiba, na rua Pedro Ivo, 750, Curitiba.