O zagueiro italiano Marco Materazzi disse que ainda está esperando as desculpas do ex-meia francês Zinedine Zidane pela cabeçada na final da Copa do Mundo. Na véspera do reencontro entre França e Itália, em Saint-Denis, pelas eliminatórias da Eurocopa, o jornal La Gazzetta dello Sport publicou que o jogador, suspenso da partida pela Fifa por causa do incidente, diz que não provocou o rival.

continua após a publicidade

"Eu só devo desculpas à irmã dele. Aliás, antes de toda essa confusão nem sabia que ele tinha uma irmã, só respondi à sua provocação", disse Materazzi, que admitiu ter feito ofensas "que se escutam em qualquer campo de futebol". O italiano alega que segurou a camisa de Zidane e o francês lhe disse, de forma irônica: "Se você a quiser, depois do jogo lhe dou".

"Isso não é uma provocação? Respondi que preferia a irmã dele. Sei que errei, mas muitos jogadores podem dizer que se dizem coisas piores em campo", reclamou Materazzi. Zidane, dias depois pediu desculpas numa entrevista à TV "às crianças", pelo "mau exemplo", mas não quis se desculpar com Materazzi. "Se eu pedir desculpas vou reconhecer que ele estava certo", disse o francês.

Chateado por estar de fora da revanche no Stade de France, palco onde a França conquistou sua maior glória no futebol, a Copa de 1998, Materazzi disse que gostaria de fazer as pazes com o astro francês, que se aposentou após o Mundial da Alemanha. "Se firmam a paz depois de guerras terríveis, por que Zidane e eu não podemos fazê-lo? Uma coisa de cavalheiros, sem tanta atenção da mídia? A porta da minha casa estará sempre aberta", concluiu Materazzi.

continua após a publicidade