Porto Alegre – A ação de uma massa de ar polar provocará temperaturas baixas durante toda a semana no Rio Grande do Sul. O frio já foi sentido nesta segunda-feira, com mínimas, durante a madrugada, de 1,9 grau centígrado em Farroupilha; 2,5 graus em Bom Jesus e 2,8 graus em Cambará do Sul. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a mínima ficou em 5,5 graus, segundo dados da MetSul Meteorologia.
A entrada da massa de ar polar no Rio Grande do Sul foi acelerada pela ação de um ciclone extratropical, que está sobre o Oceano Atlântico, segundo informou o meteorologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall. "Ele puxa o ar frio do sul em direção ao centro (do Estado)", explicou. O vento deve aumentar nesta terça-feira (2) no litoral do Rio Grande do Sul, diminuindo a sensação térmica, descreveu o meteorologista.
Segundo o 8º Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima em Porto Alegre hoje (1) foi de 9,6 graus centígrados. Em Santa Catarina, foram registrados 7 5 graus em São Joaquim e no Paraná, 9,9 graus em Irati. A nebulosidade aumenta hoje no Rio Grande do Sul e amanhã há possibilidade de chuva no leste.
O 8º Distrito prevê temperaturas amanhã (2) entre 3 e 22 graus no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as condições não devem ser muito diferentes, com possibilidade de chuva no litoral e temperaturas entre 4 e 22 graus.