O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, assinou nesta terça-feira (03) protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC) formalizando a doação de uma área que fará parte do Jardim Botânico de Londrina.
A doação compreende uma área de aproximadamente 20 hectares que era utilizada pelo Colégio Marista, do qual a ABEC é mantenedora. O Jardim Botânico terá cerca de 40 alqueires; dez doados pela ABEC e mais 30 alqueires cedidos pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). ?Ou seja, o parque ocupará uma área de mais de um milhão de metros quadrados da região Sul de Londrina?, destacou o secretário. Segundo Cheida, o Jardim Botânico está sendo concebido para tornar-se centro de referência em educação ambiental, lazer e pesquisa. ?Servirá de exemplo para o Paraná e para o Brasil?, afirmou.
O local foi escolhido por ser de fácil acesso à população e pelas características da vegetação. De acordo com Cheida, a área está situada em uma das poucas regiões de Londrina que ainda possui essências nativas. ?Além disso, dois rios cortam o local, enriquecendo o passeio feito pelos visitantes?, afirmou.
Mais de R$ 5 milhões serão investidos na implantação do parque. Cerca de 75% deste recurso são provenientee do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) e o restante de uma medida compensatória referente ao acidente envolvendo o pool de combustíveis de Londrina, em 2003.
Na primeira fase, considerada até março de 2006, serão construídos jardins temáticos, biblioteca, centro de educação ambiental e estrutura para receber os visitantes. O secretário Luiz Eduardo Cheida planeja inaugurar a pedra fundamental do Jardim Botânico até junho deste ano.
A ABEC é administrada pelos Irmãos Maristas e foi representada na solenidade pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Clemente Ivo Juliato.