O prefeito de Mariópolis, Neuri Gehlen, assinou nesta terça-feira a renovação do contrato para a Sanepar administrar os serviços de saneamento básico da cidade. Válido por 30 anos, o documento possui um termo aditivo que permitirá que a empresa invista, de imediato, R$ 394 mil com recursos próprios para implantação de sistemas de abastecimento de água para quatro comunidades rurais do município.

continua após a publicidade

O empreendimento deve começar ainda este ano. "As obras que vamos realizar em Mariópolis, além de melhorar de forma significativa a qualidade de vida da população rural, vão garantir mais saúde a todos e preservar o meio ambiente", afirma o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

A renovação do contrato também vai garantir investimento de R$ 5 mil, do Fundo Azul, em projetos para recuperação da mata ciliar na cidade. Mariópolis é a primeira cidade da região Sudoeste a receber investimentos desse fundo. O Fundo Azul ou Fundo Rotativo de Meio Ambiente é um importante instrumento da empresa para propiciar o apoio financeiro às atividades de recuperação e conservação dos mananciais de abastecimento do Estado.

De acordo com o prefeito Gehlen, a assinatura do contrato é muito importante para Mariópolis. "A Sanepar já atua há 30 anos na nossa cidade. Decidimos renovar a concessão por termos a convicção de que nossa população foi muito bem atendida pela companhia durante todos esses anos", enfatizou. Segundo o novo contrato, a Sanepar se compromete a manter o índice de atendimento com água tratada para 99% da população. A implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do município vai ser viabilizada com a obtenção de recursos a fundo perdido. Para que isso ocorra da forma mais rápida possível, a prefeitura de Mariópolis e a Sanepar vão buscar, junto ao governo federal, a solução para o problema, "que se traduz em saúde pública", afirma Stênio.

continua após a publicidade

O documento prevê, ainda, o desconto de 50% no valor do consumo de água dos prédios municipais.