O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse nesta quinta-feira (9) que ainda não iniciou a discussão, dentro do governo, do reajuste do salário mínimo para 2007, mas disse que ainda neste ano deverá conversar com o presidente Lula e com as centrais sindicais sobre o assunto.

continua após a publicidade

Marinho não confirma a informação do relator da Comissão Mista de Orçamento, senador Waldir Raupp (PMDB-RO), de que o governo decidiu manter o reajuste do mínimo para R$ 375, mesmo com os novos parâmetros para o orçamento de 2007, que reduziram a previsão da inflação e o crescimento do PIB. "Não respondo pelo relator da comissão de orçamento. Eu ainda não tenho as diretrizes do presidente para dizer por onde vamos trabalhar. Por enquanto o que está na LDO é isso", afirmou Marinho.

Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, o reajuste salarial pode variar entre R$ 365 ou 368, dependendo do crescimento do PIB, até o final do ano. Segundo Marinho, a reposição da inflação está expressa na LDO e isso não será problema. Ele disse que não sabe se é possível dar um aumento acima da proposta orçamentária. "Não sei, vamos discutir", afirmou o ministro, depois de participar da reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária.

continua após a publicidade