Marinheira assumiu entrada em águas territoriais, diz Irã

A tevê estatal iraniana divulgou hoje imagens de alguns dos 15 marinheiros britânicos capturados pela Marinha do Irã. O vídeo mostrou os marinheiros e fuzileiros navais comendo. Uma marinheira, Faye Turney, de 26 anos, é vista vestindo uma túnica branca com um véu negro solto sobre a cabeça. "Obviamente nós ultrapassamos para as águas deles", diz Turney no vídeo transmitido pela Al-Alam, uma tevê iraniana em língua árabe transmitida por satélite para todo o Oriente Médio. "Eles foram muito amigáveis e muito hospitaleiros, muito cuidadosos, boa gente. Eles nos explicaram porquê fomos presos, não houve agressão", continuou.

O governo britânico reagiu imediatamente, afirmando que a divulgação das imagens era "completamente inaceitável". Pouco antes, a Embaixada do Irã em Londres havia divulgado uma carta supostamente escrita hoje por Faye Turner aos pais dela. Na carta ela diz os 15 marinheiros britânicos "aparentemente" entraram em águas territoriais iranianas. "Estávamos nos botes quando fomos presos por forças iranianas quando aparentemente entramos em águas iranianas", afirma-se na carta. "Desejava que não tivéssemos entrado porque eu estaria agora em casa com vocês".

Na carta, Turner disse que estava sendo bem tratada e que seus captores eram amigáveis. "Por favor, não se preocupem comigo", escreveu. "Espero que não demorará muito até que eu esteja em casa para me preparar para a festa de aniversário de Molly com um presente do povo iraniano".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo