A presidente do Instituto de Ação Social (Iasp), Thelma Alves de Oliveira, e o presidente do Departamento de Obras e Construções (Decon), Edson Simioni, assinaram nesta sexta-feira (21) em Maringá a ordem de serviço para a construção do Centro de Sócio-Educação da cidade. A obra, com 4,8 mil metros quadrados, vai custar R$ 6,8 milhões e será construída em um terreno de 20 mil metros quadrados doado pelo município.
?O Centro de Sócio-Educação é uma aposta que estamos fazendo na educação e ressocialização de nossos adolescentes. Através deste centro, estamos dizendo para toda sociedade que não podemos desistir dos nossos adolescente em conflito com a lei. Eles são os nossos filhos, são os filhos de nossas famílias?, afirmou Thelma Alves de Oliveira.
A solenidade de assinatura contou ainda com a presença do secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone, que destacou a importância da obra para a região de Maringá. ?A idéia é que as medidas sócio-educativas sejam cumpridas pelos adolescentes o mais próximo possível de suas famílias, para que eles tenham mais chances de recuperação. Daí a importância do Centro de Sócio-educação de Maringá e de outros que estão sendo construídos em vários municípios do Paraná?, ressaltou.
Para o prefeito Sílvio Barros, a sociedade e os governos do Estado e do município podem oferecer uma oportunidade de uma nova vida aos adolescentes infratores, e essa foi a razão que o motivou à doar o terreno para a obra. ?Não teremos aqui uma unidade da Febem. Teremos um centro que reunirá condições de ajudar os jovens a terem uma oportunidade na sociedade?, disse.
O Centro de Sócio-Educação de Maringá segue o modelo padrão adotado em todo Estado e deverá estar concluído em meados de abril do próximo ano. O terreno doado pelo município fica na saída para Campo Mourão.