O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), presidido pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva, aprovou uma moção de apoio à iniciativa e à campanha do Paraná para transformar o Estado em uma área livre de transgênicos. O Paraná vem pleiteando desde outubro de 2003 ser declarado área livre de transgênicos, como autoriza a Medida Provisória 131/03, convertida na Lei 10.814/03.
A ministra enviou ao governador Roberto Requião um ofício informando a decisão do Conama, com uma cópia da moção de apoio. Marina Silva defende com entusiasmo a determinação do Governo em manter o Paraná como um reduto de produção de soja convencional. Em outubro do ano passado, ela manifestou publicamente seu apoio, enviando representante à solenidade da promulgação da Lei Estadual nº 14.162, que proibia o plantio e a comercialização de soja transgênica no Paraná.
A iniciativa paranaense vem obtendo reconhecimento e tem chamado a atenção de grandes compradores de soja convencional como a França, Japão e China. Em agosto, a vice-governadora da província francesa da Bretanha esteve no Paraná para conhecer o sistema de controle e rastreabilidade da soja. Durante a visita, os governos do Paraná e da Bretanha assinaram uma declaração de intenções em manter seus territórios livres de transgênicos. A defesa do princípio da precaução e a recusa do patenteamento dos seres vivos, com o objetivo de oferecer liberdade aos agricultores ? especialmente os pequenos ? em produzir suas próprias sementes, orientam a ação dos dois governos.