Mares Guia será o novo articulador político de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ontem aos líderes do governo no Congresso que o novo articulador político do Planalto será Walfrido Mares Guia, hoje ministro do Turismo. Mares Guia substituirá o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que será remanejado para a Justiça com a saída de Márcio Thomaz Bastos.

Lula, agora, tenta acomodar a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy na equipe, mas já admitiu, em conversas reservadas, que está cada vez mais difícil solucionar essa equação. Na tentativa de resolver o impasse, o presidente conversará pessoalmente com Marta. Ela ficou contrariada com comentários de que poderia ser ?encaixada? no Turismo com a saída de Mares Guia – hoje no PTB, mas que deve migrar para o PR. Aliados da ex-prefeita – que transformaram Cidades, do PP, em objeto do desejo petista – estão furiosos com o presidente, mas, por orientação dela, adotaram a lei do silêncio. Lula promete anunciar a reforma ministerial semana que vem e já se sabe que as mudanças serão pequenas.

A escolha de Mares Guia foi comemorada ontem pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). ?Walfrido tem ótimo trânsito no PMDB?, elogiou, dois dias depois de seu grupo ter comprado briga com o Planalto, enciumado com a escolha do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para Integração Nacional. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, deve sair, mas Lula não definiu seu substituto. Guilherme Cassel deve permanecer no Desenvolvimento Agrário.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo