O novo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, confirmou nesta sexta-feira (23) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o executivo do grupo Santander Miguel Jorge para ser ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no lugar de Luiz Fernando Furlan. E que a resposta foi positiva. Disse também que Alfredo Nascimento deve assumir os Transportes.
"Lula já convidou o Miguel Jorge e ele aceitou. O Alfredo já é praticamente ministro", disse depois de assumir o cargo, antes ocupado por Tarso Genro, atual ministro da Justiça.
Mares Guia afirmou também que o PDT indicou dois nomes (o presidente Carlos Lupi e o secretário Manoel Dias) para assumir a Previdência Social. "Já recebemos informação, através do PDT, da indicação do Lupi e do Manoel Dias. São dois quadros respeitáveis, com experiência política de longa data. O presidente está examinando".
De acordo com o novo coordenador político do governo, o presidente quer que ele, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, analisem os nomes dos indicados para cargos do segundo escalão e estatais Para Walfrido, Lula conclui a reforma ministerial no final deste mês.
Sobre seu trabalho frente das Relações Institucionais, Mares Guia disse considerar naturais as divergências dentro da coalizão política do governo.
"O meu papel não é só catalisar o lado bom, é também transformar o limão em limonada", afirmou. Tem que iluminar a discussão. Se a gente não ilumina com informação, fica meia verdade ou meio entendimento feito e, daí, muito desentendimento acontece".
Sobre reclamações de alguns partidos aliados, como o PSB, por mais espaço no governo, o ministro respondeu que seria incomum se não houvesse isso. O PSB perdeu o Ministério da Integração Nacional para o PMDB, maior partido da base aliada.