Com 33 anos de idade, 15 de carreira e muitos títulos, o goleiro Marcos acha que está na hora de mudar sua postura em campo. Tudo por causa da quantidade de jogadores "burros" que, segundo ele, atuam no futebol brasileiro. "Antigamente, os jogadores eram mais inteligentes, sabiam quando ir para uma dividida. Hoje tem muito jogador burro. Vão em bolas perdidas, sem se preocupar com o adversários", disse hoje o ídolo palmeirense no CT da Barra Funda.

continua após a publicidade

Por causa disso, quando voltar a jogar, provavelmente na estréia do Palmeiras no Campeonato Brasileiro (dia 13, no Rio, contra o Flamengo), Marcos promete mostrar sua versão mais "maldosa". "Cansei de ser bonzinho. Agora vou sempre sair do gol com o joelho erguido, para me proteger", disse o goleiro que foi pentacampeão com a seleção brasileira na Copa de 2002.

A revolta do goleiro do Palmeiras é causada pelas seguidas contusões que tem sofrido. Já são 13 ao longo da carreira. A última delas foi em março, quando precisou passar por uma cirurgia após fraturar o braço esquerdo em choque com o zagueiro Reginaldo, do Juventus – provavelmente um dos "burros" na visão de Marcos.

"Depois daquele choque, minha mulher queria bater nele (Reginaldo). Precisaram até segurá-la", disse Marcos. "A bola era totalmente minha, ele veio e me acertou no meio. A cabeça pegou no meu braço, o joelho nas costas, o pé na coxa.

continua após a publicidade

Para Marcos, o exemplo a ser seguido é o de Fábio Costa, do Santos, goleiro famoso por se proteger em excesso em suas saídas do gol. "Ele é que está certo. Imagina se iriam dividir com ele como fazem comigo. Preciso mudar essa minha fama, ser mais maldoso. Sempre achei que precisava ir só na bola, tentando evitar o choque. Mas infelizmente, não pensaram assim comigo", disse.

O goleiro do Palmeiras garante que não entrará para machucar ninguém, mas que vai esperar um pouco mais na hora de sair, para também ir forte na dividida. "Se os jogadores de hoje fossem mais inteligentes, nem precisava disso. Vê se o Romário entra em dividida à toa. Por isso ele está com 41 anos e jogando. Se não fosse assim, teria parado com 33.

continua após a publicidade

Apesar da revolta, Marcos quer estar à disposição do técnico Caio Júnior na estréia do Palmeiras no Brasileirão. "Estou ainda treinando com espuma no braço, para absorver o impacto. Mas acredito que estarei pronto para o jogo contra o Flamengo", disse o goleiro, que nem faz questão de ser titular. "O Diego está muito bem, caberia ao Caio Júnior decidir. Se precisar, fico no banco.