Brasília – A arquiteta e urbanista Márcia Regina Sartori Damo é a nova Secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional. O ato de sua nomeação, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Pedro Brito, foi publicado na edição desta terça-feira (4/6) do Diário Oficial da União. Ela substitui o economista Carlos Gadelha, que retorna aos quadros técnicos da Fiocruz.
Catarinense de Chapecó, Márcia Damo tem larga experiência em programas de desenvolvimento urbano e regional. Ela foi vice-presidente do Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, que envolve municípios do Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul. Foi também secretária-executiva da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e da Agência de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina; diretora-executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente; assessora técnica da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Santa Catarina; diretora-executiva da Agência Fórum Catarinense de Desenvolvimento; e coordenadora técnica do Plano Básico de Desenvolvimento Regional para os municípios do Oeste catarinense.
A arquiteta Márcia Damo é pós-graduada em Planejamento Urbano, pela Universidade Regional de Blumenau, e mestranda em Engenharia Civil, na área de Concentração, Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, pela Universidade Federal de Santa Catarina.