Marcha do MST já está a 30 quilômetros de Brasília

A Marcha dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já está a 30 quilômetros de Brasília. Eles levantaram acampamento às 6h, a cinco quilômetros da cidade de Santo Antônio do Descoberto, na rodovia BR 060, onde pernoitaram. Os 12 mil participantes da marcha caminharam 14 quilômetros e estão acampados na entrada do Recanto das Emas, próximo a Taguatinga. Numa fila de quatro quilômetros, durante a caminhada eles ocuparam o acostamento e uma faixa da estrada, deixando apenas uma pista livre para carros e caminhões.

Segundo Jaime Amorim, membro da direção nacional do MST, como existem crianças, idosos e trabalhadores em cadeiras de rodas, a caminhada começa bem cedo, logo após o amanhecer, e vai até a hora do almoço, antes do sol esquentar muito. "Assim que chegamos ao local do acampamento, nós temos o almoço e à tarde temos os trabalhos de estudos, debates sobre o movimento. Essa é a rotina de todos os dias desde que saímos de Goiânia no último dia 2", disse Jaime Amorim.

A infraestrutura de acampamento conta com barracos de lona plástica, 80 banheiros químicos, quatro ambulâncias e quatro caminhões-pipa que fornecem água para os trabalhadores. Neste domingo (15) eles vão percorrer mais 15 quilômetros e devem pernoitar em frente ao Zoológico de Brasília.

Na segunda-feira (16), a Marcha chegará ao Estádio Mané Garrincha, na capital, e na terça-feira (17) os trabalhadores farão uma passeata até a Esplanada dos Ministérios, onde vão promover um ato público às 15h com o objetivo de sensibilizar o governo para a necessidade de retomar o Plano Nacional de Reforma Agrária. As lideranças deverão ter audiências com ministros para debater políticas de desenvolvimento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo