Yuka sempre manteve interesses fora do grupo, principalmente depois do acidente, quando ficou afastado de muitas das turnês. Nos últimos dois anos, ele passou a desenvolver intensa colaboração com outros artistas, como Elza Soares, Max de Castro e Ivo Meirelles.
Neste ano, ele começou a realizar suas primeiras experiências solo. Yuka faria a estréia ao vivo de seu projeto solo ? voltado para o estilo dub, uma derivação do reggae ? em um show em agosto em São Paulo, mas acabou cancelando a apresentação em cima da hora.
A saída de Yuka põe fim à discussão dentro do grupo. O artista vinha discutindo com os outros membros da banda nos últimos meses. O Rappa passa agora a ser liderado pelo vocalista Falcão (que era quem mais fazia objeção às atividades paralelas de Yuka), e deve lançar seu quinto disco em abril do ano que vem.
A baixa no Rappa é a segunda em poucos dias vivida pelo mundo pop brasileiro. Há uma semana, o baixista Canisso também se desligou de sua banda, Os Raimundos, alegando que os outros integrantes não o estavam respeitando. Antes dele, o vocalista Rodolfo também deixou Os Raimundos.