Rio de Janeiro – O ex-governador do estado do Rio de Janeiro Marcelo Alencar e o publicitário José Eduardo Cavalcanti Mendonça, Duda Mendonça, foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção passiva e peculato (apropriação indevida de bens públicos). Outras 15 pessoas também são citadas na investigação de desvio de recursos públicos de verbas que, inicialmente, seriam destinadas à propaganda institucional do governo do estado.

continua após a publicidade

As irregularidades teriam acontecido no ano de 1997, através de uma licitação para contratar serviços de publicidade institucional. Segundo informou o Ministério Público através de nota à imprensa, representantes do governo do estado teriam determinado às sete empresas vencedoras da licitação que repassassem, indevidamente, cerca de metade de seus serviços para a empresa A2CM Assessoria Política, de Duda Mendonça.

A empresa de Duda Mendonça, portanto, passaria a receber serviços e recursos do governo do estado sem ter vencido a licitação. Entre os servidores envolvidos com o esquema, estariam o então secretário estadual de Fazenda, Marco Aurélio Alencar, e o coordenador de divulgação do governo do estado, Jomar Pereira da Silva.

O ex-governador e presidente de honra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Rio de Janeiro Marcelo Alencar foi denunciado por ter planejado e dirigido o esquema através de seu domínio funcional, de acordo com o Ministério Público.

continua após a publicidade

Duda Mendonça foi denunciado como beneficiário do esquema e os outros 13 publicitários por terem concordado em participar do esquema irregular de concessão de serviços publicitários do governo do estado.

O PSDB informou, através de sua assessoria jurídica, que ainda não tomou conhecimento da ação proposta pelo Ministério Público Estadual contra seu presidente de honra. O partido só deverá se pronunciar quando for oficialmente notificado.

continua após a publicidade