Maratonistas treinam nos parques de Curitiba

Mal nasce o dia e o Parque Barigüi, um dos mais freqüentados da cidade, já está cheio de gente correndo por uma vida mais saudável, para manter a forma, melhorar os tempos ou porque levou uma bronca do médico. Ali há uma categoria especial de corredores: muitos deles estão inscritos na 9.ª Maratona de Curitiba, que será disputada neste domingo – com largada às 7 horas e chegada a depender do tamanho do desafio pessoal de cada um. Afinal, cumprir 42.195 metros não é desafio para qualquer um.

Atletas de ponta, donas-de-casa, empresários, estudantes, aposentados – enfim, centenas de freqüentadores da pista do parque vêem se aproximar seu dia decisivo do ano. É o caso de Letícia Gardenal Francês, 41 anos. Atleta de ciclismo até 1998, no ano seguinte ela correu a Maratona de Curitiba e, em 2003, foi a melhor classificada na categoria "corredora curitibana".

Ela exibe o relógio e o pulsímetro que comprou com os R$ 250,00 da premiação. O equipamento a ajuda a controlar o ritmo de treinamentos. De segunda a sexta, são 25 quilômetros por dia no Barigüi. Com a proximidade da prova ela reduziu a distância para 12 quilômetros. Tinha programado 1h30 de vôlei nesta quarta-feira (09), corrida leve na quinta e descanso sexta e sábado. "Preciso estar bem para completar o percurso inteiro da prova", diz.

Letícia conta que já acostumada a participar de outras corridas em Curitiba e em Santa Catarina. Na corrida das Nascentes do Iguaçu, promovida em setembro pela Prefeitura de Curitiba, ela correu em equipe e conquistou a quinta colocação. "Participei mais porque estava curiosa para conhecer o cenário do percurso. Achei lindo e foi muito prazeroso", diz ela, acrescentando que no próximo ano vai estar lá, competindo novamente.  O triatleta Egidio Munareto, 40 anos, também elegeu as pistas do Barigüi como local preferido para treinar. Ele já competiu em três edições da Maratona de Curitiba e costuma treinar cerca de duas horas por dia, de segunda a sexta. Na terça-feira (08) ele já estava diminuindo o ritmo e cuidando mais da alimentação para obter um melhor desempenho no domingo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo