Já está tudo pronto para a oitava edição da Maratona Ecológica de Curitiba, neste domingo. A partir das 7h da manhã, quando acontece a primeira largada, mais de dois mil atletas estarão percorrendo 42.195 metros, num trajeto que atravessa 22 dos 75 bairros da cidade e alguns dos mais importantes pontos de turismo e preservação ambiental de Curitiba.
A 8ª Maratona Ecológica de Curitiba é uma realização da Prefeitura, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e das empresas Kero Côco, Siemens e Ouro Fino.
O ponto de largada e de chegada é a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. A primeira largada será às 7h, para as mulheres. Às 7h20 largam os cadeirantes e, às 7h30, os atletas masculinos.
Placas informando os motoristas sobre as alterações no trânsito foram colocadas ao longo das ruas e avenidas que terão bloqueio total ou parcial, para passagem dos atletas. Linhas de ônibus e estações tubos também terão alterações. Agentes da Diretran e equipes de fiscalização do transporte coletivo estarão a postos para orientar motoristas e usuários de ônibus.
Ao longo da semana, folhetos incentivando a população a demonstrar seu apoio aos atletas foram distribuídos nas casas e empresas instaladas nas ruas que fazem parte do trajeto da prova. Moradores e empresários foram orientados a não deixar carros estacionados nestas ruas, não colocar lixo, manter o cachorro preso e a prestigiar os atletas com aplausos e até esguichos de água para refrescar.
Neste sábado, as 18h, os atletas inscritos estarão recebendo seus kits, entregues pela organização no Jockey Club, no Tarumã. O kit contém manual do atleta, chip, camiseta, número de inscrição e roteiro da prova. O número de inscrição deverá ser afixado na parte anterior da camisa, e não pode ser removido até que o atleta ultrapasse o ponto de chegada. Também não será permitido correr sem camisa.
A prova tem duração oficial de 6 horas. A previsão é que os primeiros colocados comecem a cruzar a linha de chegada por volta de 9h45. Ao todo, serão distribuídos, em prêmios, R$ 134.340,00. Serão premiados os atletas que obtiverem as melhores posições na classificação geral e por categoria, tendo ainda direito a bonificações os que obtiverem a Melhor Marca da Prova, Atletas Curitibanos mais relevantes e Atletas Mais Idosos.
Os 200 primeiros atletas a se inscrever ganharam o direito a alojamento gratuito, no quartel do Exército do Boqueirão. As inscrições, a R$ 55,00 podem ser feitas ainda neste sábado, até 18 horas, no Jockey Club.
Das 18h às 22h deste sábado, será servido, também no Jockey Club, aos atletas inscritos, o tradicional Jantar de Massas. O cardápio, rico em carboidratos, inclui espaguete, lasanha, talharim e canelone com ricota; molhos al sugo, branco e bolonhesa, além de salada verde e refrigerantes. Para o jantar, elaborado com acompanhamento de nutricionistas, foram preparadas duas toneladas de massas.
Campeões e marcas
Das sete maratonas já realizadas, a melhor marca masculina foi obtida em 2001, por João Gustavo Assumpção, com o tempo de 2h17m59s. Entre as mulheres, também no mesmo ano, por Marizete de Paula, em 2h42m21s.
Wendel Soares, em 2002, foi o cadeirante com a melhor marca, de 2h1m10seg, e em 1999, entre as cadeirantes femininas, Lia Mara Pereira cravou o melhor tempo de 3h27m31s
No ano passado, o vencedor da prova foi Rildo Alves dos Santos, de 34 anos, de Sertãozinho (SP), que fez o tempo de 2h19m59s. A campeã feminina, com o tempo de 1h48m07s, foi Rosa Jussara Barbosa, 28, de Passo Fundo (RS). Entre os cadeirantes, Wendel Silva Soares, de Brasília (DF), sagrou-se bicampeão na categoria, e completou a prova com o tempo de 1h11m24s.