Uma estátua de três metros do ex-jogador argentino Diego Maradona foi inaugurada ontem no Museu da Paixão Boquense, no Estádio da La Bombonera, em Buenos Aires. O jogador é torcedor fanático pelo Boca Juniors, onde jogou no início da carreira e antes de se aposentar

continua após a publicidade

"Por ser minha primeira estátua, será sempre a melhor. Estou muito emocionado e feliz porque minhas filhas podem ver um símbolo do que seu pai fez", disse o ídolo argentino durante a cerimônia no clube portenho

A estátua, feita pelos escultores Julián Chavero, Leandro Quintanilla, Leonel Díaz e Gastón Amato, pesa 300 quilos e é de um material de fibra e cimento, similar ao bronze. A obra passou por um tratamento que impede sua deterioração ao logo do tempo. "É uma emoção muito grande e estou muito agradecido a estes rapazes", acrescentou Maradona.

A estátua foi financiada por centenas de torcedores que visitaram o site www.monumenotadiego.com.ar para fazer doações. Os organizadores da página receberam dinheiro de pessoas de diferentes locais do mundo, como Chile, Peru, México, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Itália, Malásia e Inglaterra.

continua após a publicidade

A inauguração aconteceu antes da goleada do Boca Juniors sobre o Colón, por 4 a 1, na La Bombonera, pela 17ª rodada do Torneio Apertura. O triunfo praticamente garantiu o título da competição ao time dirigido pelo técnico Ricardo Lavolpe. Faltando duas rodadas para o término do torneio, o clube está na liderança com 44 pontos, quatro à frente do segundo colocado, o Estudiantes.