Maracanãzinho será entregue um mês antes do Pan

Somente a um mês do início dos Jogos Pan-Americanos do Rio, que serão disputados de 13 a 29 de julho, o ginásio do Maracanãzinho ficará pronto, de acordo com a nova previsão feita pelo secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, durante a reunião do Comitê Executivo da organização da competição (Co-Rio) realizada nesta segunda-feira, em um hotel da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

O governo do Estado tem encontrado sérias dificuldades para arrumar recursos para finalizar as obras no Complexo do Maracanã (estádio, ginásio e parque aquático) orçadas em R$ 232 milhões, além do constantes atrasos em sua execução. Por causa dos problemas, a previsão de entrega passou de abril para junho.

?Ainda falta uma data definitiva para marcar a entrega, mas antes de meados de junho não dá. E acredito que é um bom prazo para terminar. Acho que até dá para fazermos algum evento teste? disse Eduardo Paes. ?Tenho uma reunião com o secretário estadual de Fazenda (Joaquim Levy) para tratarmos do dinheiro.

No fim do encontro, o presidente do Co-Rio e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, informou que nesta terça-feira será entregue um novo estudo sobre a realização das competições de Vela. Foram preparadas três alternativas, a pedido do Ministério Público, que entrou com um processo para paralisar as obras na Marina da Glória, porque as construções estavam em desacordo com o tombamento do lugar.

Para o Co-Rio, o local é a única opção viável para receber os 87 barcos da vela, por isso foi abandonada a intenção de construções permanentes e feita a opção pelas provisórias. De qualquer forma, Para evitar que a modalidade que conquistou o maior número de medalhas olímpicas para o País fique fora da disputa continental, a Escola Naval e o Iate Clube foram colocados como opções.

?Vamos esperar até o fim de janeiro para insistirmos com a Marina da Glória. Esse é o nosso limite. Entregamos o projeto à Justiça e vamos aguardar?, afirmou Nuzman. A reunião do Comitê Executivo do Co-Rio (que reúne representantes dos governos federal, estadual e municipal, além dos organizadores), realizada a cada 15 dias, contou com as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do secretário nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.

O responsável pela área policial destacou que a partir de fevereiro 250 homens chegarão à cidade especificamente para os Jogos. ?Neste início de ano viriam 50 para um exercício, mas como o Rio precisou de homens antes, mudamos o cronograma. A previsão é a de que dia 15 de fevereiro cheguem 250?, destacou Corrêa. No total, seis mil policiais farão a segurança nos Jogos. ?Primeiro ocuparemos os locais de competições. Conforme forem entregues a gente assume", explicou Corrêa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo