Brasília – Qualidade não falta ao produto agrícola brasileiro, mas com freqüência os agricultores têm dificuldade para conquistar o mercado internacional porque desconhecem as regras de comércio exterior e os serviços de crédito à exportação. É com a intenção de resolver este problema, que afeta tanto pequenos quanto grandes produtores, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) programou para este ano a realização de dez Seminários do Agronegócio para a Exportação (AgroEx), eventos que dão toda a informação e o apoio necessários para inserir produtos no mercado externo.

continua após a publicidade

O primeiro AgroEx deste ano ocorrerá no Centro de Convenções da cidade de Petrolina (PE), no dia 12 de abril (inscrições gratuitas no local). Serão palestrantes, além de especialistas do Mapa, técnicos dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), bem como representantes de bancos de incentivo (BNDES, Banco do Brasil e Banco do Nordeste) e organizações de apoio a pequenas empresas (como Sebrae). Petrolina foi escolhida porque lá se encontra o principal pólo de fruticultura do Nordeste.

?O objetivo do AgroEx é apresentar uma visão completa de como exportar, da integração da produção à obtenção de crédito?, explica o coordenador do Núcleo de Integração para a Exportação (NIEX) do Mapa, Daniel Amin Ferraz.

Além de Petrolina, haverá seminários nas cidades de Vitória (ES), dia 10 de maio; Curitiba , dia 14 de junho; Ribeirão Preto (SP), em julho; Salvador (BA), em agosto; Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT), em setembro; Caxias do Sul (RS), em outubro; Natal (RN), em novembro; e Goiânia (GO), em dezembro.

continua após a publicidade