Mapa lança cartilha para o novo Sisbov

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Portocarrero, lançou esta semana, na Expointer (em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre-RS), a cartilha do novo Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). A cartilha, com tiragem de 100 mil exemplares, contém todas as informações necessárias à adesão ao sistema, além de esclarecimentos sobre o Plano Nacional de Controle de Resíduos (PNCR).

Elaborada em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação das Empresas de Certificação e Rastreabilidade Agropecuária (Acerta), ela será distribuído, por mala direta, aos 79 mil produtores cadastrados na Base Nacional de Dados do Sisbov (BND).

A íntegra do documento, com 18 páginas, já pode ser acessada nos sites do Mapa e da CNA. Durante a palestra de lançamento no parque de Exposições de Esteio, Portocarrero explicou as mudanças introduzidas no sistema, as novas regras e prazos para cadastramento das propriedades e dos animais e as formas de identificação (brinco, botton, ou dispositivo eletrônico).

O secretário enfatizou que o atual Sisbov é resultante de um ano e meio de trabalho conjunto com representantes de toda a cadeia produtiva da carne e ?representa uma matriz de rastreabilidade com base no conceito da propriedade rastreada?. O sistema é de adesão voluntária, permanecendo a obrigatoriedade nos casos de comercialização para mercados que exijam rastreabilidade, como a União Européia, Chile e Reino Unido.

A normativa n.º 17, de 13/07/06, que definiu a nova estrutura operacional, formulou o conceito de estabelecimento rural aprovado no Sisbov e fixou como principais requisitos: o cadastro de produtor e da propriedade, protocolo básico de produção, termo de adesão, registro dos insumos utilizados na propriedade, identificação individual de 100% dos bovinos e bubalinos da propriedade, controle de movimentação de animais, supervisão de uma única certificadora credenciada pelo Mapa e vistorias periódicas.

O secretário lembrou também que a instrução normativa estabeleceu um calendário de adesão que pode ser consultado na cartilha ou no site do Mapa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo