Bovinos criados nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, no Mato Grosso do Sul, só poderão ser abatidos em três frigoríficos localizados no Estado. Duas unidades estão na cidade de Iguatemi e a terceira, em Eldorado, informou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, por meio da assessoria de imprensa. Na semana passada, o governo federal informou que exames detectaram a presença de atividade viral da aftosa nesses municípios.
As três cidades, localizados no sul do Estado, estão interditados desde outubro de 2005, quando foram diagnosticados casos da doença no rebanho local. Ele garantiu que não há risco na comercialização desses lotes. "Não há riscos, pois só serão vendidos cortes de carne maturada e desossada", afirmou.
O secretário lembrou que cerca de 120 mil animais são criados nesses municípios, rebanho que será abatido de forma gradual. Para compensar possíveis perdas, os frigoríficos receberão incentivos fiscais por meio de redução de ICMS.