Matéria escrita por André Breder
É HORA DE INOVAR!
O primeiro Sonic foi uma revolução na época de seu lançamento: gráficos, som, jogabilidade, tudo beirava a perfeição! Sonic 2 manteve o ouriço em alta, sendo um jogo que trazia tudo o que havia dado certo no jogo anterior, mas sem inovar muito, a não ser pela inclusão do personagem Tails na série. Após estes dois jogos de sucesso, era hora da SEGA fazer um jogo que fosse inovador, ou Sonic corria o risco de perder seu impacto no mundo dos games.
Em 1994, saia então Sonic 3, que mantinha as tradições da série, mas que, felizmente, trazia grandes novidades para os fãs do ouriço super sônico! Até mesmo um novo personagem da série faria estréia neste episódio: Knuckles.
A HISTÓRIA DO JOGO!
Mas antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a história do jogo: em uma misteriosa ilha chamada “Floating Island”, uma pedra preciosa é guardada e protegida: trata-se da “Master Emerald”, que mesmo tendo seus poderes como desconhecidos, acabou atraindo a atenção de Dr. Robotinik. A “mente do mal” vê nesta rara esmeralda sua chance de derrotar Sonic de uma vez por todas, para poder assim conquistar o mundo inteiro! Só que há um problema para ser resolvido por Dr. Robotinik: como pegar a rara esmeralda, se a mesma é protegida pelo corajoso Knuckles, um sobrevivente de uma antiga civilização de equidnas?
Usando todo seu diabólico Q.I., Dr. Robotinik arma então um maléfico plano: sabendo que Sonic viria atrás dele caso tivesse consciência de suas intenções de roubar a “Master Emerald”, o cientista usa de toda sua “malandragem” e diz a Knuckles que é o ouriço Sonic quem está pretendendo pegar a esmeralda rara, deixando o equidna vermelho furioso! Logo Sonic é surpreendido por Knuckles, que rouba dele as sete Esmeraldas do Caos e foge com elas. Agora Sonic tem duas missões: impedir que a “Master Emerald” seja roubada por Robotinik e recuperar suas amadas esmeraldas.
ESCUDOS COM PODERES ELEMENTAIS!
A novidade mais bacana que Sonic 3 trouxe para os fãs foi a inclusão de três tipos de escudos elementais, que além de oferecerem proteção, também dão poderes/habilidades especiais para Sonic! São eles: Water Shield, o mais indicado para as fases aquáticas, pois estando com este escudo não é necessário recolher bolhas de ar enquanto estiver debaixo d´água; Flame Shield, protege Sonic de morrer queimado ao cair em um rio de lava ou de ser atingido por uma bola de fogo; e Lightning Shield, que cria uma espécie de campo eletromagnético ao redor de Sonic, atraindo assim todas as argolas que estiverem próximas, além de oferecer proteção contra alguns tipos de ataques inimigos.
Os poderes, ou habilidades, que cada escudo oferece a Sonic são bem variados e únicos: com o Water Shield pode-se “quicar”, executando assim pulos mais altos; com o Flame Shield, Sonic pode virar uma bola de fogo super-sônica e fazer ataques diretos aos inimigos; e com o Lightning Shield, pode-se ganhar a habilidade de executar uma espécie de pulo duplo.
SALVE SEU JOGO… E CONTINUE DEPOIS!
Visando facilitar a vida do jogador, Sonic 3 traz a possibilidade de salvar o jogo. Ao todo são seis “slots” disponíveis para que o jogador guarde seu progresso, permitindo então que ele possa continuar quando bem entender, caso tenha que parar com a jogatina repentinamente. Pode até mesmo escolher a opção “no save”, onde não há a possibilidade de salvar o jogo… Algo mais indicado para os jogadores mais “hardcore” ou que possuem tempo suficiente para jogar Sonic 3 do começo ao fim, em um mesmo dia.
DOIS MODOS DE JOGO!
Existem dois modos de jogo em Sonic 3: 1 Player e Competition. O modo 1 Player é o principal, onde o jogador tem as fases normais para serem batidas até encarar o malvado Dr. Robotinik no estágio final. Já o modo Competition é um modo especial, onde o jogador se diverte em vários cenári,os diferentes tendo que bater tempos, ou então joga em desafio com um segundo jogador.
No modo principal do jogo há a possibilidade de se escolher entre jogar com Sonic, tendo a companhia de Tails, ou apenas com Sonic, ou ainda apenas com Tails. Vale destacar que Tails está bem mais legal que sua “versão” anterior, vista em Sonic 2. Agora é possível voar com ele (mas por um tempo limitado), e, debaixo d´água, Tails tem a vantagem de poder nadar com suas quatro patas.
Realmente ficou bem legal criar estas particularidades em Tails desta vez, para que ele não ficasse totalmente idêntico ao Sonic em relação aos seus movimentos e habilidades.
São três sub-modos existentes no modo Competition: GrandPrix, onde o jogador corre em todos os cenários em seqüência, podendo ter a companhia de um segundo jogador ao mesmo tempo ou não; MatchRace, onde o jogador escolhe as pistas que vai correr, podendo contar com um segundo jogador também; e Time Attack, onde é possível jogar apenas o primeiro jogador, que deve bater recordes. Um detalhe legal no modo Competition é que nele é possível jogar com o personagem Knuckles, só que ele está muito parecido com Sonic em relação aos seus movimentos, e não possui suas habilidades exclusivas, que seriam vistas apenas no jogo Sonic & Knuckles, que seria lançado após o Sonic 3.
>> CONTINUE LENDO ESTA MATÉRIA