Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu hoje (29) que a taxa de investimento deverá crescer aproximadamente 10% este ano. Segundo dados divulgados ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de investimento em 2006 ficou em 8,7%.

continua após a publicidade

"A projeção que temos, a partir dos primeiros dados, é que o investimento crescerá ainda mais do que cresceu em 2006", informou Mantega, acrescentando que "a projeção caminha para algo como 10%".

Sobre os resultados de 2006, em que o taxa de investimento foi de quase o dobro do crescimento do PIB, o ministro ressaltou que "é o desejável para um patamar de investimento".

De acordo com o ministro, há um quadro muito "satisfatório" que possibilitará o crescimento sustentável no Brasil, e sem pressionar a inflação. "A utilização da capacidade instalada está num patamar satisfatório, a economia tem condições de aumentar a oferta, entre outras razões, porque o investimento está aumentando", explicou o ministro, enfatizando que o crescimento da economia vem acompanhado do aumento de oferta de produtos.

continua após a publicidade

"Quando isso acontece, não há risco de alta da inflação, porque não há sinalização de que os preços poderão aumentar pela falta de oferta e excesso de procura por parte dos consumidores", disse. Ao fazer o comentário, Mantega brincou com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles: "O ministro Meirelles não deve ficar preocupado com a inflação. Ele está dormindo mais tranqüilo".

O Banco Central é responsável pelo controle da inflação e pelo cumprimento da meta estabelecida pelo governo para a inflação a cada ano. Meirelles concordou que a combinação de maior crescimento com investimento menor resulte numa produtividade maior. O presidente do Banco Central preferiu não dar palpites sobre a inflação. "Em relação a preocupações com a inflação, é evidente que o BC não se pronuncia a esse respeito".

continua após a publicidade