O ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi convocado pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados a dar esclarecimentos a respeito da renegociação das dívidas do agronegócio e também sobre as elevadas taxas de juros que incidem no setor, mesmo com a queda gradual da Selic. A expectativa dos deputados é de que a audiência pública com o ministro aconteça até o dia 15 de junho para que os temas discutidos possam ser incluídos no Plano de Safra 2007/08, previsto para acontecer no dia 25.
As principais reivindicações dos deputados serão incluídas na renegociação das parcelas das dívidas vencidas. A idéia é que o Ministério da Fazenda prorrogue por pelo menos 180 dias o prazo de pagamento das parcelas referentes aos investimentos feitos pelos agricultores. Além disso, será solicitada ao ministro a redução da taxa de juros, atualmente em 8,75%.
Com a convocação, Mantega será obrigado a participar da reunião. A comissão havia apenas convidado o ministro, mas, sem ter uma resposta, os deputados decidiram usar o poder de convocação do Legislativo para pressionar o Ministério da Fazenda a tomar uma medida em relação ao endividamento do agronegócio.