Mantega diz que melhora do mercado hoje reflete fundamentos

A primeira queda do preço do dólar comercial em quatro dias, embora a moeda tenha fechado hoje na máxima cotação do dia, foi atribuída pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, aos fundamentos sólidos da economia brasileira. "Hoje temos um mercado mais calmo, de acordo com as nossas expectativas. Aos poucos, ele vai se acomodando, esperando o Fed (banco central dos EUA). Não vejo maiores problemas", comentou.

"Imagine essa situação há alguns anos. O risco país iria para mil pontos, a bolsa cairia 20% e haveria fuga de capitais. E hoje isso (a volatilidade externa) é encarado com a maior naturalidade, sem maiores reflexos", comparou o ministro.

Mantega participou nesta tarde de uma reunião no Ministério da Fazenda com o presidente Lula sobre crédito consignado. Segundo o ministro, a intenção do governo é melhorar o crédito consignado, reduzindo as taxas cobradas pelos bancos. Questionado sobre as medidas na área cambial, o ministro disse que uma decisão só será tomada quando o assunto tiver amadurecido.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo