O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu para a próxima semana o anúncio do novo secretário efetivo de Política Econômica e do novo presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).

continua após a publicidade

Ele também dirá quem, da atual equipe, permanecerá no cargo. "Pretendo ter uma conversa longa com cada secretário para confirmar ou não a sua permanência. Uma parte dos que estão permanecerão e alguns poderão sair. Mas depende dessa conversar mais íntima, mais aprofundada".

O ministro já anunciou que o atual secretário de Política Econômica, Bernard Appy, será o secretário executivo da Fazenda, em substituição a Murilo Portugal, que pediu exoneração no mesmo dia em que Antonio Palocci anunciou sua saída. Appy já havia ocupado a Secretaria Executiva do ministério.

No lugar de Appy, assume, interinamente, a Secretaria de Política Econômica o atual secretário adjunto, Otávio Ribeiro Damásio.

continua após a publicidade

Para o cargo de secretário do Tesouro Nacional, Mantega nomeou o economista Carlos Kawal, atual diretor financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O antigo secretário, Joaquim Levy, saiu para assumir o cargo de vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).