O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse, nesta quinta-feira, que "estão dadas as condições para a queda da TJLP" – taxa usada nos financiamentos liberados pelo banco. Ele explicou que a TJLP tem uma dinâmica diferente da Selic.
Enquanto a taxa básica de juros da economia está ligada ao comportamento da inflação no curto e médio prazo, a TJLP é uma taxa de longo prazo e, portanto, mais estável.
De acordo com ele, a variação da TJLP depende de dois fatores: a projeção de inflação para o período superior a um ano e o risco País. "Como essas duas variáveis estão em queda, há condições para a TJLP também recuar. Mas essas é uma decisão do Conselho Monetário Nacional."
Aviões
Mantega disse ainda que o BNDES deve lançar até o fim do ano uma linha de financiamento para a compra de aviões da Embraer por companhias aéreas brasileiras. Segundo ele, a linha deve ter juros competitivos com o mercado internacional.
Ele afirmou que o banco também estuda uma linha para a cadeia produtiva aeronáutica. "A idéia é incentivar não só a montagem de aviões no Brasil, mas também a fabricação de equipamentos no País."