Manifestantes protestam contra ataques ao Líbano, no Dia dos Pais

Brasília – Um dos mais tradicionais pontos de encontro de artistas e intelectuais de Brasília foi palco, neste domingo, de protesto contra os ataques de Israel ao Líbano. Mas foi o simbolismo do nome que levou os organizadores a escolherem o restaurante Beirute ? mesmo nome da capital libanesa – para a manifestação.

Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, TV Comunitária e Central Única dos Trabalhadores (CUT), o protesto aproveitou o Dia dos Pais para lançar a mensagem ?Pais e filhos merecem viver em paz?.  A manifestação foi um chamamento para a carreata marcada para o próximo domingo (20), saindo do mesmo restaurante em direção à Embaixada de Israel em Brasília.

O ato de hoje teve por objetivo despertar a comunidade palestina, síria e libanesa residente em Brasília e no entorno do Distrito Federal para participar da carreata do próximo domingo.

 ?Não somos contra o estado de Israel, mas Israel não pode se erguer sobre os cadáveres do povo libanês e do povo palestino?, comentou Antônio Carlos Queiroz, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. De acordo com o sindicalista, a principal marca do conflito é a ?assimetria? entre os dois povos. ?É Davi lutando contra Golias?, disse ele, ao lembrar que Israel é a sexta maior potência armamentista que joga seus mísseis contra ?guerrilheiros?.

Para Queiroz, o episodio atual repete os massacres de Sabra e Chatila, quando as tropas israelenses, comandadas pelo então ministro da Defesa, general Ariel Sharon, mataram 1.500 palestinos.

?A nossa manifestação é pela paz. Queremos o fim do conflito?, ressaltou Queiroz, ao comentar que não se trata de um protesto contra Israel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo