Cerca de 3 mil pessoas, entre eles sacoleiros e trabalhadores de Ciudad del Este, decidiram, em assembléia, reabrir a Ponte Internacional da Amizade, no início da tarde de hoje, após 108 horas de bloqueio. A liberação aconteceu após o compromisso de que o Brasil e o Paraguai deverão tomar medidas para o reaquecimento econômico das duas cidades, do contrário os manifestantes prometem fechar novamente o acesso no dia 29.
A negociação foi feito pelo prefeito eleito de Foz do Iguaçu, Paulo Mc Donald Ghisi (PDT) e o prefeito de Ciudad del Este, Ernesto Javier Zacarías Irun. Eles prometeram cumprir a Agenda 19. O documento envolve ações de desenvolvimento bilateral e a elevação da cota de importação de US$ 150 para US$ 500
Logo que a ponte foi reaberta e os comerciantes voltavam para as lojas, milhares de sacoleiros ingressavam na cidade vizinha em busca de importados. A Receita Federal, porém, vai continuar a Operação Cataratas, iniciada há 15 dias. Desde o início do trabalho de fiscalização o movimento caiu 90%. A Associação dos Sacoleiros estima que pelo menos 240 mil pessoas sobrevivam da mercadoria contrabandeada.