O Palácio do Planalto informou que recebeu notícias de que os manifestantes que ocuparam a Usina de Tucuruí esta manhã já começaram a sair da sala de operações. Apenas dez pessoas do movimento dos atingidos pela barragem deverão permanecer no local enquanto aguardam o final das negociações. Antes disso, 50 pessoas se encontravam dentro da sala de operações e outras 60 haviam invadido a usina.
De acordo com o Palácio do Planalto, caso os manifestantes concluam a desocupação da usina, os líderes do movimento poderão ser recebidos ainda esta semana pelo Ministério de Minas e Energia e pela Secretaria Geral da Presidência.
Homens de uma unidade do Exército em Tucuruí já foram deslocados para a Usina. Também deverão ser direcionados para Tucuruí homens da unidade do Exército em Marabá e também da Polícia Federal. O objetivo é garantir a desocupação da usina.
O Palácio do Planalto destacou que o governo espera uma desocupação pacífica. Hoje, a Eletronorte conseguiu autorização legal do juiz Jonas da Conceição Silva para fazer a desocupação.