O desfile de 7 de Setembro em Brasília foi marcado por manifestações a favor de e contra o governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quem foi ao desfile pôde ver pessoas carregando bandeiras pretas pedindo o impeachment de Lula e também faixas de apoio ao presidente.

continua após a publicidade

Afora protesto das mulheres de militares organizado pela Unemfa (União Nacional das Esposas de Militares das Forças Armadas), o desfile do Grito dos Excluídos e bandeiras do Partido dos Trabalhadores, as demais manifestações não foram reivindicadas em nome de entidades políticas.

Ao chegar ao palanque em carro aberto, o presidente foi recebido com gritos de apoio do público que estava nas arquibancadas próximas. Também perto do palanque, vários manifestantes com apitos fizeram barulho e agitaram faixas contra a corrupção.

Entre as pessoas favoráveis ao governo Lula, estava a artista plástica Luíza Graziela, que afirmou ter ido à Esplanada dos Ministérios acompanhada de um grupo de 50 pessoas que, segundo ela, carregava cerca de dez faixas em apoio ao presidente. Ela reconhece que o país vive um momento de crise, mas diz que não é uma situação exclusiva deste governo. "Qual político não teve momento de crise? Todos tiveram", disse Luíza. Para ela, "a missão do Lula vai muito além da política, é uma missão social".

continua após a publicidade

Numa das faixas estendida sobre as grades que separavam o público do desfile, lia-se: "Nos sentimos honrados com nosso presidente. Viva o Lula! Nosso caixeiro viajante vende nossos produtos. Não vende nosso país". A faixa não estava assinada por nenhuma entidade.