Mais um processo com pedido de cassação é arquivado

Brasília – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara arquivou hoje (17) o processo que pretendia a cassação do deputado Dr. Francisco Gonçalves (PTB-MG), por quebra de decoro parlamentar. A representação havia sido apresentada pelo PL, baseada em notícias de que o parlamentar teria visto uma mala de dinheiro no Plenário e não denunciou o fato.

A relatora do processo, deputada Ann Pontes (PMDB-PA), argumentou que não havia fatos que justificassem o prosseguimento da investigação contra o parlamentar ou que levassem à cassação. Em seu parecer, ela pediu encaminhamento à Mesa Diretora de proposta de censura por escrito ao deputado, o que foi aprovado pelo Conselho.

Caberá agora ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), decidir sobre a advertência. O deputado poderá ainda recorrer à Mesa sobre a advertência.

Segundo o presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), não havia na representação do PL base para a cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar. Com esse arquivamento e o de outros quatro processos, ontem (16), o Conselho, acrescentou Izar, trabalha para evitar "uma banalização" dos trabalhos e do colegiado.

Ricardo Izar informou ainda que foi cancelado o depoimento do tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri, previsto para amanhã (18). O Conselho foi comunicado de que Palmieri não poderia comparecer por problemas de saúde. Às 9h de amanhã, acrescentou Izar, haverá reunião administrativa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo