Curitiba ganhou nesta quarta-feira mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para usuários de álcool e outras drogas. É o CAPS Cajuru, unidade municipal de saúde especializada, destinada à reabilitação de pessoas com transtornos mentais decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. A unidade vai ofertar 190 vagas, nas modalidades intensiva, semi-intensiva e não intensiva.

continua após a publicidade

O CAPS Cajuru é o 10º Centro de Atendimento Psicossocial de Curitiba. A nova unidade vai funcionar numa parceria entre o Programa Saúde Mental, da Prefeitura de Curitiba, e a Associação Brasileira de Agentes de Saúde em Alcoolismo e Consultores em Dependência Química (Abrasa). A Abrasa é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada à formação de profissionais para atuarem na área da prevenção e tratamento das dependências químicas.

"Estarão trabalhando neste CAPS profissionais de extrema competência", disse a secretária municipal da Saúde, Edimara Seegmuller. "Que esta nova unidade seja um passo para a inauguração de muitos outros CAPS na cidade, porque é esse o caminho para se resgatar a cidadania das pessoas, principalmente dos nossos jovens, hoje as maiores vítimas do álcool e das drogas", acrescentou.

"Curitiba saiu na frente, ao encampar o tratamento de dependentes químicos fora dos hospitais", afirmou o presidente da Abrasa, Osvaldino Moreira. "O que queremos é acabar com as paredes, tratar dependentes químicos em ambientes extra-hospitalar, para que esses pacientes possam retornar à sociedade". O secretário municipal de governo, Geraldo Siqueira, representou o prefeito Cassio Taniguchi na inauguração.

O CAPS Cajuru terá 40 vagas na modalidade intensiva, 60 vagas na modalidade semi-intensiva e 90 vagas na modalidade não intensiva, de acordo com as diferentes necessidades de cuidado do usuário de álcool ou drogas. Para ser atendido no CAPS, o paciente deve ser morador de Curitiba e usuário do SUS, cadastrado na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A unidade funcionará com uma equipe interdisciplinar, formada por um clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliar de enfermagem, artesã e agentes de saúde especializados em alcoolismo e outras dependências. No CAPS, o paciente será atendido individualmente ou em grupo e por meio de oficinas terapêuticas.

No CAPS, a família dos pacientes receberá atendimento programado. O horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O encaminhamento dos usuários será via unidade de saúde, hospitais e ambulatórios. O CAPS Cajuru fica na Rua Governador Jorge Lacerda, 687, Bairro Guabirotuba.

continua após a publicidade