O superintendente federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, afirmou hoje que mais três países suspenderam as importações de carne de frango do Estado. São eles: Bielo-Rússia, Ucrânia e Marrocos. Esse embargo vale por um período de seis meses e é uma resposta dos compradores ao foco de Newcastle (doença viral contagiosa que acomete aves) diagnosticado no começo do mês em uma granja do município de Vale Real, no Rio Grande do Sul.
A Rússia já havia anunciado este embargo e o Japão disse que não compraria carne de frango produzida num raio de 50 quilômetros do foco por um período de 90 dias. Segundo Signor, cerca de 40 países barraram as compras do produto produzido num raio de 10 quilômetros, por um prazo de 30 dias.
"O acordo sanitário fechado entre o Brasil e esses países impede a venda", disse o superintendente. Entre esse países estão importantes compradores, como Arábia Saudita, China, Emirados Árabes, Hong Kong e União Européia. "Ainda não há um reflexo nas exportações porque está sendo fornecido produto de fora dessa região para esses mercados", disse. Signor afirmou que os técnicos estão fazendo novas sorologias, exames que poderão confirmar ou descartar a ocorrência de novos focos na região. "É possível que a presença de Newcastle seja reflexo da vacina", disse.
Segundo Signor, serão feitas três análises deste tipo e o Rio Grande do Sul está na fase de conclusão da primeira. Técnicos da Superintendência do RS reuniram-se hoje com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária, em Brasília.