O programa Paraná em Ação, do Governo do Estado, atendeu mais de sete mil pessoas na sua 14ª edição, durante a feira agropecuária em Paranavaí, no último fim de semana. A população da região foi beneficiada com atendimentos nas áreas de saúde, justiça, cultura, emissão de documentos entre outros, coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade.
A coordenação da feira de serviços conquistou parceiros locais para ampliar os serviços à população de baixa renda. Um exemplo foi a parceria firmada nessa última edição com a UNIPAR ? Universidade Paranaense. O campus de Paranavaí contribuiu com atendimentos nas áreas de orientação nutricional, massoterapia e verificação de tipo sanguíneo. O comércio local também apoiou o programa. Um exemplo foi a Ótica Pupila, que acompanhou o Paraná em Ação durante os três dias do evento e realizou exames de visão nos visitantes da feira de serviços.
Segundo a diretora da UNIPAR de Paranavaí, Edwiges Vieira Campos, a instituição tem o objetivo de desenvolver trabalhos sociais, com base na conscientização, auxiliando as classes menos favorecidas, que também são menos esclarecidas. ?É necessário que haja programas como o Paraná em Ação, pois a carência das camadas sociais de baixa renda é evidente. Em um dia, 200 pessoas foram atendidas no estande da tipagem sanguínea. São pessoas que não teriam condições de pagar por um exame como este?, destacou. Para Edwiges, o programa Paraná em Ação foi uma idéia brilhante e bastante válida. ?Como ação de governo, é a primeira vez que vejo?, completa.
A Junta Comercial acompanha o Paraná em Ação desde sua primeira edição. Nesta 14ª edição superou as participações anteriores, emitindo 450 certidões em Paranavaí. De acordo com o secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, a cada Paraná em Ação é feito um contato com o Conselho Regional dos Contabilistas, que por sua vez acionam os profissionais dos respectivos municípios em que o programa será realizado, para que possam utilizar os serviços oferecidos pela Junta Comercial do Paraná, como a emissão de certidões.
Para o presidente da Junta Comercial, Julho Maito Filho, esse expressivo número deve-se à divulgação na própria cidade, com antecedência ao evento, bem como esclarecimento quanto à função desse órgão. ?O programa Paraná em Ação é uma aproximação importante entre o governo e a sociedade, principalmente pela junção de vários órgãos em um mesmo espaço, possibilitando sua integração com a comunidade?, declara.
A próxima cidade a receber o Paraná em Ação é Laranjeiras do Sul, nesse fim de semana. Há um ano o programa já esteve na cidade. O Programa acontece desta sexta-feira (17) a domingo (19), das 9 às 17 horas, e atenderá os municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste do Paraná ? Canturiguaçu.