De janeiro a dezembro do ano passado, 879.689 veículos não tiveram multas de radar em Curitiba, um número equivalente a 91,30% da frota total da cidade que fechou o ano com 963.464 carros em circulação. Dados da Diretoria de Trânsito (Diretran) apontam que, nos últimos três anos, o número de veículos de Curitiba sem registro de multas em radares cresceu 19,04% enquanto a frota teve um aumento de 14,25%, entre 2004 e 2006.
A queda no número de infrações também se confirma no outro extremo desta equação, onde estão os veículos com mais de oito multas registradas em radares no período de um ano. Em 2004, foram foi de 708 o número de veículos com mais de oito notificações, enquanto em 2006 o número de recordistas de infração nos radares caiu para 467 veículos, uma diminuição de 34%.
Na opinião do diretor de Trânsito da Urbs, Gilberto Foltran, o quadro de redução de infrações mostra que as ações conjugadas de fiscalização e educação para o trânsito têm contribuído para a conscientização do motorista curitibano. "As campanhas permanentes para direção responsável e os alertas da imprensa sobre os danos causados por acidentes de trânsito fazem com que os motoristas fiquem mais atentos às normas de trânsito", observa Foltran.
Menos multas –
Curitiba tem 110 radares em funcionamento. Em 2005, por decisão do prefeito Beto Richa, além de ter placas que indicam os limites de velocidade, em todas as ruas onde estão localizados os radares, foram implantadas faixas de trepidação no asfalto e os postes dos equipamentos foram pintados de verde-limão, para alertar os motoristas sobre a fiscalização eletrônica de velocidade. A medida, pioneira no Brasil, serviu de modelo adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para todas as cidades brasileiras.
Para o prefeito, a sinalização tem um efeito inibidor importante para o motorista. "Este tipo de equipamento tem que ser usado para educar o motorista a reduzir a velocidade dos veículos em locais onde existe um risco maior. O radar não pode ser uma armadilha com o propósito de multar", afirma Beto Richa.
O número de infrações em radar por veículo tem apresentado queda constante em Curitiba. Em 2004, foram 104.327 os veículos que ultrapassaram o limite de velocidade nas ruas fiscalizadas por radar. Em 2005, este número caiu para 80.523 e, em 2006, o número de infrações por excesso de velocidade registrada pelos radares foi de 80.056.