Menos multas –
Curitiba tem 110 radares em funcionamento. Em 2005, por decisão do prefeito Beto Richa, além de ter placas que indicam os limites de velocidade, em todas as ruas onde estão localizados os radares, foram implantadas faixas de trepidação no asfalto e os postes dos equipamentos foram pintados de verde-limão, para alertar os motoristas sobre a fiscalização eletrônica de velocidade. A medida, pioneira no Brasil, serviu de modelo adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para todas as cidades brasileiras.
Para o prefeito, a sinalização tem um efeito inibidor importante para o motorista. "Este tipo de equipamento tem que ser usado para educar o motorista a reduzir a velocidade dos veículos em locais onde existe um risco maior. O radar não pode ser uma armadilha com o propósito de multar", afirma Beto Richa.
O número de infrações em radar por veículo tem apresentado queda constante em Curitiba. Em 2004, foram 104.327 os veículos que ultrapassaram o limite de velocidade nas ruas fiscalizadas por radar. Em 2005, este número caiu para 80.523 e, em 2006, o número de infrações por excesso de velocidade registrada pelos radares foi de 80.056.