O 5º Fórum Social Mundial (FSM), a se realizar de 26 a 31 deste mês em Porto Alegre, já conta com mais de 70 mil participantes inscritos, oriundos de 120 países. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 mil pessoas participem do evento, que tem em sua programação 1,9 mil atividades, entre debates, testemunhos, conferências e eventos culturais. Onze eixos temáticos principais escolhidos pelos participantes nortearão as discussões do encontro. A íntegra da programação do evento ainda não foi confirmada.

continua após a publicidade

Segundo Chico Withaker, membro do Comitê Organizador do Fórum, a edição deste ano terá formas alternativas para a exposição dos temas dos debates. "Ao invés de apenas mesas de controvérsias e oficinas, haverá também palcos espalhados por todo o Fórum para que haja atividades de outras naturezas, expressão artística, teatro e poesia, para discutir temas de uma forma diferente ou para apresentar problemas de uma forma alternativa da tradicional", afirma.

As construções dos espaços onde acontecerão as atividades – orçadas em R$ 4,4 milhões – estão na fase final. São 150 mil metros quadrados de área construída, o que equivale a área de 18 estádios de futebol do porte do Maracanã. Cerca de 80% dos espaços de debates são formados por tendas de lona. O restante são espaços com "bioarquitetura": oito salas com paredes de palha de arroz, trigo e cevada, com utilização de grama para o telhado e estruturas de eucalipto.

Mais de cinco mil jornalistas de 1.128 veículos de comunicação de 67 países já estão inscritos para a cobertura do evento. O investimento para a realização do Fórum foi de R$ 14 milhões.

continua após a publicidade